sábado, 15 de agosto de 2009

A Voz dos Exemplos

Exemplos são raros, mas são suficientes. Poucas pessoas deixaram marcas numa geração, num país ou num movimento. Ainda que poucos foram os que tiveram privilégio de estar próximo de um ícone, o mundo inteiro recebeu os traços da radiação de grandes exemplos, devido sua determinação.

Falo de gente como Madre Tereza, que ao perceber a condição de miséria das crianças, mulheres e idosos na Índia, tornou-se missionária e enfermeira para melhorar condição destes. Idealistas como Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis de negros e mulheres através da não-violência e de amor para com o próximo. Líderes como Gandhi, que unificou hindus e muçulmanos na luta pela independência de seu país, estando disposto até em morar nas ruas sujas com os pobres se necessário fosse. Corajosos como Nelson Mandela, que não aceitou o regime apartheid de segregação racial, condicionando-se como prisioneiro pela recusa em incentivar a luta armada.

Muito mais que o brilho do verniz destes exemplos, é a abdicação das condições normais que possuem em prol da conquista de seu ideal. Dedicação extrema a algo que não é interesse particular, mas sim de bem comum a todos. Casos impressionantes como o de Thich Quang Duc, que chegou a abrir mão de sua própria vida para chamar a atenção do mundo para os abusos feitos contra seu povo, ecoam geração após geração. Histórias como de Simone Weil, que deixou de comer protestando contra as condições em que eram mantidos os prisioneiros de guerra na França ocupada, vindo a falecer em sua greve de fome.

Creio que exemplos são poucos porque determinação para o bem é elemento raro na natureza humano. Somos inclinados e doutrinados na individualidade. Dificilmente conseguimos pensar em algo que seja comum a todos, dificilmente conseguimos entender que o lucro está em não ter lucro algum.

Abram os ouvidos, pois a voz dos exemplos ainda fala bem alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ponha a boca no mundo.

Lembre-se que não é necessário concordar comigo, mas em contrapartida, eu posso necessariamente não concordar contigo.

Boas leituras!