quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Desapego do Material

Para mim, Jesus demonstrou não ignorar o dinheiro, pois percebo que ele falou de dinheiro o tempo todo. O Filho do Homem ostentou não ter onde repousar a cabeça, mas utilizou o dinheiro e as riquezas para configurar suas parábolas. Se por um lado Jesus condenou a obsessão pelo acumulo de bens materiais, por outro deixou claro que a riqueza é talvez a metáfora mais adequada para o que queria dizer.

Digo isso porque só nos registros do primeiro evangelho, Jesus comparou a recompensa do reino aos denários na parábola de Mateus 20 e ao perdão de uma dívida quitada em Mateus 18. Comentou também que as responsabilidades do reino são como talentos de ouro em Mateus 25. Indo mais além, Jesus comparou o reino ao tesouro enterrado que alguém encontrou e também a pérola preciosa que alguém vendeu tudo o que tinha para adquiri-la. Alertou que o tesouro e o coração ocupam o mesmo lugar em um homem, e que por isso devíamos sempre investir num tesouro no céu.
.
Jesus afirmou que não vale à pena investir no material, e em contrapartida nos convidou a desfrutar dele. Lembram quando ele disse “olhai os lírios do campo”, “olhai as aves do céu” ou ainda “este pão é meu corpo e este vinho é meu sangue”? É isso: fazer usufruto.

Se pensarmos como Jesus, ser ganancioso é ser idiota pois correr atrás do material impede-nos de desfrutá-lo. Ele disse que o mais capenga lírio do campo possui guarda roupa melhor que Salomão e que os pássaros comem banquetes melhores que os de Herodes. Assim sendo, podemos concluir que uma caminhada ao lado de quem se ama vale muito mais do que um passeio nos motores de uma Ferrari; viver numa favela em paz é muito mais precioso que viver numa mansão sem conseguir dar e receber carinho.

Considero que ser como Jesus não é ter uma vida que cultiva o ócio, mas sim, ter uma vida que abre mão do autogoverno. Viver como Jesus é necessitar da conexão social, de compartilhar as coisas, da condição de poder dividir e poder receber. É preciso fazer uso das riquezas a fim de fazer novos amigos como está registrado em Lucas 16:9. É usar o dinheiro sem ser usado por ele, é ser generoso como Deus-Pai e pobre como Jesus.

Obviamente que para tudo isso, devemos nos desapegar do material para poder desfrutá-lo. Não quer dizer abrir mão do trabalho e dinheiro, mas sim, ter em mente que alguns pássaros cantam melhores do que os pardais, mas nenhum deles é mais feliz porque canta melhor, mas por serem pássaros livres. Deus os conhece.

Ainda que não pareça lógico, para mim o pobre tem mais condições de desfrutar as boas coisas da vida, simplesmente porque a limitação da sua condição os força a valorizar o momento. E momento é a única coisa que realmente temos.
O material existe para oferecer e por isso devemos desfrutar até mesmo sem nada possuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ponha a boca no mundo.

Lembre-se que não é necessário concordar comigo, mas em contrapartida, eu posso necessariamente não concordar contigo.

Boas leituras!